made in England - DAME JUDI DENCH

Judi Dench trabalha vários anos no teatro, em peças de Shakespeare e como protagonista do musical Cabaré, antes de conquistar seu primeiro papel no cinema, em The Third Secret (1964). Durante mais de uma década ela atua em dramas clássicos, como Sonho de Uma Noite de Verão (1968) e Luther (1973). Focando-se quase exclusivamente em produções britânicas, ela é indicada cinco vezes ao prêmio BAFTA, vencendo na categoria de melhor atriz coadjuvante pelos filmes A Room With a View (1985) e A Handful of Dust (1988).

Apesar de manter os papéis clássicos e as adaptações teatrais em Henry V (1989) e Hamlet (1996), ela aceita o personagem que a torna conhecida popularmente: M, a chefe do serviço de inteligência britânica na série James Bond. De 007 Contra Goldeneye (1995) a 007 - Operação Skyfall (2012), ela participa de sete filmes da série. Uma grande consagração vem quando a atriz ganha o Oscar de atriz coadjuvante por seu papel em Shakespeare Apaixonado (1998), no qual ela aparece durante menos de oito minutos em tela.

Privilegiando sempre os dramas, ela faz aparições notáveis em Chocolate (2000), ao lado de Juliette Binoche e Johnny Depp, e em Iris (2001), no qual interpreta a escritora Iris Murdoch. Em 2006 ela surpreende ao aceitar o complexo papel de uma mulher homossexual na terceira idade em Notas Sobre um Escândalo (2006), e em 2009 ela prova seu talento como cantora no musical Nine. 

Em 1971, casou-se com o ator britânico Michael Williams, com quem teve uma filha, Tara Cressilda Williams (conhecida como "Finty Williams"), em 24 de Setembro de 1972. Sua filha tornou-se, mais tarde, atriz como a mãe. Judi estreou com o marido no sitcom inglês A Fine Romance. Michael Williams morreu de câncer no pulmão aos 65 anos, em 2001.

Em sua terra natal, Judi construiu uma boa reputação, de uma das melhores atrizes da história pós- Segunda Guerra Mundial, principalmente por seu trabalho no teatro, seu maior forte em toda sua carreira. Recebeu seu treinamento profissional no Central School of Speech and Drama em Londres, e estreou como Ophelia em Hamlet em Liverpool, em 1957. Depois, foi aparecer em várias temporadas em Oxford e Nottingham. Em 1961, entrou para a Royal Shakespeare Company e fez muitas aparições em Stratford e Londres ao longo das próximas duas décadas, ganhando vários prêmios de melhor atriz.Judi também fez várias aparições no teatro West End e no National Theatre, ambos em Londres. Já ganhou seis prêmios Laurence Olivier. Apareceu na Broadway, também, em Amy's Room.

Chegando aos setenta anos, Judi continua a grande jóia do teatro de Londres. É várias vezes comparada e contrastada com Maggie Smith, outra grande atriz britânica da mesma geração, com quem ela apareceu em vários filmes e no palco com Breath of Life, de David Hare.



Nenhum comentário:

Postar um comentário