Amizade Colorida (Friends with Benefit - 2011)

Por quase duas horas “Amizade Colorida” (Friends with Benefit) tenta ganhar a platéia. E por duas horas falha terrivelmente nessa tarefa. Previno até que se assista ao filme vacinado contra seus inúmeros clichês, pois eles surgem em cada cena de uma maneira gritante. Está lá a trilha sonora aconchegante que mescla pop rock com algumas pérolas indies que inclusive já apareceram em outra dezena de comédias românticas insossas, o par central vivido por atores bonitos e de personalidades (Justin Timberlake e Mila Kunis), e os coadjuvantes que apenas estão lá para colorir a paisagem (nesse caso Patrícia Clarkson e Richard Jenkins conseguem extrair um tantinho mais do que se esperaria de seus personagens). Mas ainda sim o que demole a tentativa do diretor de passar sua mensagem é o que o filme não têm como calar: sua falta de originalidade.
A estética é boa. Nova Iorque e Los Angeles servem como locações eficientes (ainda que batidas) e as cenas mais picantes são bem agradáveis e não ofendem o imaginário do publico. Mila Kunis faz varias vezes um ensaio do que seria uma boa atuação, possui instantes luminosos, mas o saldo se anula hora a hora. Justin, perdoem-me as opiniões contrarias, é um ótimo ator, e serve bem como par romântico.
Aliás, o casal de atores conseguiu o que é vital para um filme do gênero: misturar de maneira homogênea suas personalidades e se encaixarem de maneira crível. A falha não está exatamente na química de ambos, mas como ela é conduzida. Só para ter uma idéia, há em “Amizade Colorida” aquilo que centenas de comédias românticas já mostraram: a disfunção familiar, as inseguranças pessoas, o personagem engraçado, o pai ou mãe descolado, o pai ou a mãe problemática, e o conselheiro. É um conjunto de fatores que altera em muito o produto final, por nele injetar a repetição de tudo que já se viu. A intenção é boa, mas como sabemos, não serve para se fazer um bom filme.

2 comentários:

  1. Noooossa papai, você nunca foi radicaaaal?!!!

    ResponderExcluir
  2. Poxa... devo discordar de você!!! Amizade Colorida me ganhou nos primeiros 15 minutos, apesar de todos os clichês eu devo dizer que amei!!!!! às vezes não tem muita graça ver comédia romântica sem clichês( 500 dias com ela)... então... adorei!

    ResponderExcluir