No caso da protagonista de “A Mentira”, Olive Penderghast (Emma Stone) a notoriedade vem na forma de um boato falso que incide sobre a população juvenil de seu colégio de segundo grau, primeiro acredita-se que ela tenha perdido a virgindade com um cara mais velho, um aluno de faculdade, e em seguida – e graças a ela própria – que teve uma transa selvagem e meio bêbada com Brandon, seu amigo gay, que na verdade pediu a ela que armasse a situação para que o mesmo ficasse em panos mais frios com os garotos homofóbicos da escola.
Como nem a melhor amiga de Olive lhe defende, e já que a população catequista estudantil liderada pela certinha Marianne Bryant (Amanda Bynes) está em seu encalço, chamando-a de vagabunda repugnante, piranha e rodada sempre que a vêem, Olive, inteligente como é e anciosa de uma reputação que a faça popular, decide vestir a camisa e encarnar a personagem; sua turma está estudando “A Letra Escarlate”, obra da literatura inglesa que gira em torno da condenação social de que é alvo uma mulher que dormiu com um pastor e que é obrigada a bordar um A em vermelho na própria roupa, para ser identificada como Adultera.
Nesse contexto, e oportunamente esperta – para não dizer adoravelmente sádica – Olive chega certa manhã ao colégio como a própria imagem da sedução: de calça colada, e um espartilho preto que muito acentua aquela imagem de “garota fácil”, ela trás um enorme A costurado à roupa. É uma cena sem igual, e muito bem escrita, que para muitos pode passar despercebida, e apenas engraçada, mas que mostra sem que Olive diga palavra alguma o que lhe passa pela cabeça. De cima de um óculos de sol, e com um sorriso esnobe, a protagonista na verdade é apena uma garota muito inteligente e diferente daquilo que têm a sua volta. É uma pessoa de personalidade e que veste uma couraça, não para se projetar, mas para mostrar, de fato, que é extremamente superior aquilo. E mostrar ainda como é fácil se deixar levar por estereótipos e pela boataria em geral.
Emma Stone é, atualmente, minha atriz favorita. E estou atravessando aquela fase de agonia por ela ser tão nova e ainda ter tão pouca coisa dela. Ela esteve em “Superbad – É Hoje”, “Minhas Adoráveis Ex-Namoradas” e “Zumbilandia”. Viverá Gwen Stacy na nova versão do “Homem Aranha” e ainda estará na adaptação do romance “A Resposta”, com estréia prevista para o segundo semestre de 2011. Fico no aguardo para mais trabalhos dessa atriz única e belíssima.
Olá Huan.... Gostei do blog... estou a seguir-te! ;)
ResponderExcluirAbraço!
http://www.samaradeoliveira.com